O CERRADO

SOBRE O BIOMA

Localizado no Brasil central e em partes do Paraguai e Bolívia, o Cerrado é a savana mais rica em biodiversidade do mundo. Após a Floresta Amazônica é a segunda maior formação vegetal do país, ou seja, o segundo maior bioma do Brasil e da América Latina, ocupando mais de 2 milhões de km² ou 204 milhões de hectares*, aproximadamente ¼ do nosso território. 


Abrange os estados  de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e  Distrito Federal, assim como áreas disjuntas ou incrustadas no Paraná, na região sul, e nos estados do Pará, Amapá, Roraima, Rondônia e Amazonas, no norte do país.


Devido a sua localização central e tantos contatos biogeográficos compartilha espécies com três biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica), o que contribui para sua alta variabilidade de espécies, sendo considerado a região savânica de maior biodiversidade do mundo, contendo cerca de 5% de toda a diversidade do planeta e 30% dos diversos seres vivos identificados no nosso país.

FAUNA E FLORA

O Cerrado é reconhecido como a savana com maior biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 11.627 espécies de plantas nativas, sendo, aproximadamente, 4.400 espécies endêmicas (existentes apenas nesse bioma) e uma fauna composta por  cerca de 837 espécies de aves, das quais 29 são endêmicas; 185 espécies de répteis, das quais 24 são endêmicas; 194 espécies de mamíferos, sendo 19 delas endêmicas; e 150 anfíbios, sendo 45 endêmicos. Alguns estudos indicam que há cerca de 14.425 espécies de invertebrados e acredita-se que mais de 40% das espécies de plantas lenhosas e 50% das abelhas também sejam endêmicas.


A região compreendida por essa formação vegetal apresenta altitudes que variam de 0 a 1800 metros. Essa área abrange diferentes bacias hidrográficas, como a Bacia do Amazonas, Bacia do Tocantins, Bacia do Paraná, Bacia do São Francisco e Bacia do Parnaíba."


Em razão da sua extensão, o bioma Cerrado não possui uma fitofisionomia (aspecto da vegetação de uma região) única. A vegetação é bastante diversificada, variando de formas campestres, como os campos limpos, a formações florestais densas, como os cerradões. Os fatores que possibilitam essa variedade de fisionomias está relacionado com os tipos de solo, tipos de clima e tipos de relevo nas regiões onde o bioma ocorre.


As árvores de estrato lenhoso que compõem o Cerrado costumam apresentar troncos com casca grossa e tortuosos. Suas raízes podem atingir até 15 metros de profundidade, garantindo que a vegetação encontre água e consiga manter-se no período de seca. Já as formações herbáceas possuem raízes menos profundas e por  causa disso os ramos dessas formações secam à medida que se estabelece o período de seca, propiciando queimadas recorrentes nesse bioma.

OS POVOS DO CERRADO

Entre os cerca de 46 milhões de brasileiros e brasileiras que vivem na região, estão os povos e as comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, extrativistas etc.), com séculos de experiência no convívio com o bioma, sendo estimado que seja ocupado por populações humanas há mais de 11 mil anos.


Apesar de seu enorme valor, o Cerrado está ameaçado. O acelerado desmatamento nas últimas décadas para a produção agropecuária, aliado à expansão urbana, reduziram a cobertura vegetal do bioma a pouco mais da metade do seu território original. Quando se afirma que o Cerrado abrange dois milhões de km², não significa que ele esteja conservado em toda a sua extensão, mas, ao contrário,  depois da Mata Atlântica a savana brasileira é o bioma nacional mais ameaçado, pois tem sido visto apenas como um espaço a ser ocupado e uma fronteira agrícola a ser conquistada.

A IMPORTÂNCIA DO CERRADO

Além de ser considerado o berço das águas do Brasil central, o Cerrado é um bioma que, em razão da sua grande biodiversidade, deve ser conservado. Estudos mostram que cerca de 200 espécies nativas desse bioma possuem, além de potencial econômico, potencial medicinal, algumas delas já patenteadas por indústrias farmacêuticas.

A DEVASTAÇÃO DO CERRADO

A devastação do Cerrado já é uma realidade preocupante. Bastaram apenas algumas décadas para se reduzir o tamanho original desse bioma para 41% do total original, segundo o Ministério do Meio Ambiente. As principais atividades que comprometem a conservação desse bioma estão relacionadas com a extração de recursos, e a expansão agropecuária, assim como a urbanização.


É importante lembrar que o Cerrado abrange uma grande área de bacias hidrográficas, possuindo um potencial aquífero imenso, representando 8% da disponibilidade hídrica nacional. 


Quando as áreas são desmatadas para viabilizar atividades como a agropecuária, atividades minerárias e tantas outras, a degradação não se restringe apenas aos locais onde ocorrem, mas propicia o assoreamento de rios e a contaminação das águas por agrotóxicos e tantos outros produtos químicos utilizados nas mais diversas atividades humanas.

APOIE NOSSO TRABALHO E PROTEJA O CERRADO

APOIE
Share by: