QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

A Associação Onça D’água de Apoio à Gestão e ao Manejo das Unidades de Conservação do Tocantins tem como objetivo apoiar operacional e tecnicamente a gestão e o manejo das Unidades de Conservação da Natureza do Estado do Tocantins; promover a defesa, a preservação e conservação da biodiversidade, a educação ambiental e o resgate dos valores culturais.


Composta por um grupo de profissionais de diversas formações, a Onça D'Água surgiu a partir da experiência dos integrantes com os processos de gestão em Unidades de Conservação e da necessidade de buscar mecanismos para apoiar essas áreas, assim como também do interesse geral do grupo em apoiar e influenciar as políticas públicas de conservação no Estado do Tocantins.


A Associação é uma pessoa jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, constituída legalmente e foi detentora da qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP 08015.10051/2003-43) nos anos 2003 e 2004.

Colagem de Bia Murad

HISTÓRIA

Determinados a contribuir efetivamente com a conservação dos ambientes naturais do Tocantins, um grupo de profissionais fundou em janeiro de 2003 a Associação Onça D’água, uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa, a preservação e a conservação da biodiversidade, apoiando e influenciando políticas públicas através do apoio à gestão e ao manejo das Unidades de Conservação do Estado do Tocantins.

MISSÃO E PROPÓSITO

Nossa missão é promover a preservação e a conservação da biodiversidade através do apoio à gestão e ao manejo das Unidades de Conservação da Natureza do Estado do Tocantins e do suporte técnico à implantação de políticas públicas.


Todas as ações realizadas e decisões tomadas terão por base a prática de um conjunto de princípios e valores:


a) Comportamento ético, onde se estabelece uma relação de confiança e transparência;

b) Espírito de equipe, onde se estabelece uma relação de cooperação;

c) Respeito às Leis e normas em vigor, bem como os acordos firmados nos projetos;

d) Compromisso com a preservação do meio ambiente;

e) Planejamento de ações, de forma responsável, dando continuidade aos trabalhos e concluindo-os de forma eficaz;

f) A integração de associados, parceiros e sociedade em geral, de forma a suprir as necessidades e expectativas, com ações criativas e inovadoras.

g) O excelente atendimento ao público em geral, onde, predomine a integridade, o respeito e o comprometimento.

POR QUÊ ONÇA D'ÁGUA

Desejávamos um “símbolo” que caracterizasse a biodiversidade dos ecossistemas do cerrado e nos espelhamos nos ambientes do Parque Estadual do Cantão onde muitas espécies se abrigam, algumas delas ameaçadas de extinção. 


Assim, elegemos a
ariranha (Pteronura brasiliensis) para simbolizar nosso ideário de conservação. Utilizamos sua imagem e seu nome popular encontrado em dicionários indígenas e na fala de ribeirinhos da região. 

NOSSA EQUIPE GESTORA

Mandato 2023/2026

Mauricio José Alexandre de Araújo

Conselho Administrativo/Diretoria Executiva

Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves

Conselho Administrativo/Diretoria Financeira

Ediclea Lopes Araújo

Conselho Administrativo/Diretoria Técnica

Dircivânia Marques Ribeiro

Conselho Fiscal / Titular

Emivaldo de Farias Campos

Conselho Fiscal / Titular

TRANSPARÊNCIA

O terceiro setor tem um papel relevante na sociedade brasileira, desse modo, a transparência dessas entidades sem fins lucrativos, em relação aos recursos recebidos e a prestação dos serviços realizados, mostra-se como uma necessidade, perante os doadores e a sociedade em geral.


Essa prestação de contas, não só do recebimento dos recursos, mas, também, da sua aplicação e dos resultados alcançados pelas entidades desse setor é importante entre outras coisas, para mostrar claramente para os doadores e para a sociedade não apenas de onde vieram os recursos, mas também, como o dinheiro foi aplicado, qual o benefício social gerado e que práticas podem ser multiplicadas, servindo assim como instrumento para avaliar o desempenho e conseqüentemente aumentar a confiabilidade da instituição. 


Nesse sentido, considerando a importância da transparência na sua gestão, a Associação Onça D’água se valerá da apresentação regular de relatórios, demonstrativos financeiros, ações, atividades e resultados obtidos durante a execução de seus projetos. Além disso, se utilizará de outros meios para demonstrar o cumprimento regular de ações e atividades, entre os quais fotos, vídeos, listas de presença, depoimentos, resultados de pesquisas, dados estatísticos, construções, equipamentos, certificados, material de divulgação e quaisquer outras formas de comprovação que demonstre a sociedade o que a entidade vem desenvolvendo durante a execução de projetos específicos ou determinados períodos de trabalho.


Missão: Promover a preservação e a conservação da biodiversidade através do apoio à gestão e ao manejo das Unidades de Conservação da Natureza do Estado do Tocantins e do suporte técnico à implantação de políticas públicas.


Valores:
Comportamento ético, confiança, transparência, respeito aos seres humanos e à natureza, integridade e prestação de contas.


Por isso, mantemos esta página atualizada com as seguintes informações:

Dados sobre receitas e despesas

Lista de relatórios de atividades

Relação de relatórios independentes de auditoria financeira

Outros relatórios. 

Share by: